Translate...

July 2, 2013

Week 25...

E assim de repente já falta menos de metade das semanas... Credo que o tempo passa mesmo depressa! O nosso Feijão (que  de feijão não tem nada, mas também ainda não tem nome definido por isso continua a ser o nosso "feijãozinho", assim como o meu irmão de 27 anos continua a ser o "menino") passa o tempo a mexer, MESMO, ao ponto de se eu estiver sentada dar para ver os pontapés na barriga!!! Eu bem digo que ele vai ser futebolista, mas o pai nega e diz que quanto muito vai ser ciclista ou tenista (ele que seja o que ele quiser, desde que seja saudável e muito feliz...).

Esta semana fizemos a primeira compra de toalhitas, que estavam em promoção (e isto há que aproveitar...) e andamos a fazer o "tour das fraldas", ou seja, a ver tamanhos e preços... Eu sabia que eram caras, mas acho que depois de ver os números fiquei receosa... Se o gajo for cagão e mijão como os pais estou tramada... Bem que posso ir pedir só para as fraldas. Não admira que o pessoal ande sempre à cata das benditas promoções. Por isso meu povo, SE SOUBEREM DE PROMOÇÕES DE FRALDAS É FAVOR AVISAR!!!

O tempo esteve uma maravilha, um verdadeiro calor de Verão (que eu confesso que não estava preparada e que até sofri um cadito com os pés e as pernas inchadas... mas tinha saudades dos dias assim...) e num dia que o homem se despachou a horas do trabalho, ainda fomos dar um pulinho a uma esplanada na praia e comer um geladinho... Que bem que soube, e o feijão gostou!!!

Esta foi também a semana que usei o meu Cheque Dentista. Bem... e sobre isto tenho a dizer que ainda existe muita desinformação ou informações erradas e contraditórias. Li em vários fóruns de mães que já não existiam, ou que os médicos já não passam ou isto ou aquilo... Na última consulta falei com a minha médica e perguntei-lhe se os tais cheques ainda existiam e se podia pedir, ao que ela respondeu afirmativamente. Pedi logo porque tinha mesmo ideia de ter um dente furado e duas ou três cáries para tratar. Então é assim (informações segundo o portal da saúde):

O que são os cheques-dentista? 
  • Os cheques-dentista são guias que dão acesso a um conjunto de cuidados de medicina dentária nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Através dos cheques-dentista, o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO) procura avaliar e diminuir a incidência e a prevalência das doenças orais. Os utentes beneficiários têm liberdade de escolha do prestador de entre os médicos estomatologistas e médicos dentistas aderentes, que constam de uma lista nacional, disponível nas unidades funcionais dos agrupamentos de centros de saúde e no site saudeoral.min-saude.pt.
Quem pode ser beneficiário destes cheques?
  • O PNPSO proporciona acesso aos cuidados de saúde oral a quatro segmentos populacionais:
  • Crianças e jovens
  • Mulheres grávidas
  • Idosos
  • Doentes com a infeção VIH/sida 

No Sábado foi ainda dia de pica... Raios que com esta idade eu ainda não suporto agulhas... Não mesmo...  Enfim... Foi fazer os testes de Tolerância à Glicose. Ora que estas análises devem ser feitas entre as 24 e as 28 semanas e pretendem detectar a diabetes gestacional, um estado clínico que surge durante a gravidez e que se caracteriza pelos níveis elevados de açúcar no sangue. 
A diabetes gestacional requer muita atenção, sendo fundamental que, depois de detectada a hiperglicemia, seja corrigida com a adopção duma dieta apropriada. Quando esta não é suficiente, há que recorrer, com a ajuda do médico, ao uso da insulina, para que a gravidez decorra sem problemas para a mãe e para o bebé. Uma em cada 20 grávidas pode sofrer desta forma de diabetes.
Durante a tarde, aproveitando a season dos saldos, fomos às compras... Oh Deus... Foi a loucura... Como diz o meu homem, nunca saímos de um centro comercial com tantos sacos... Não mesmo... Ainda assim tenho ideia que ainda me faltam resmas de coisas para a primeira semana, e tenho receio de que às páginas tantas o feijão queira vir ver o sol mais cedo e eu não tenha tudo pronto. Por outro lado as costas estão a dar cada vez mais de si e não quero deixar os preparativos para a última da hora...

Curiosamente esta semana foi quase livre de azia... Deviam de ser as saudades do pai, e o feijão esta semana deu tréguas!
Credits babycenter.com
PS - Esqueci-me de dizer... Afinal não tenho um dentinho sequer furado, uma cárie que seja... Saí de lá com uma limpeza dos dentes, e apenas com a recomendação de arrancar os dentes do siso quando possível. Só espero que o feijão saia à mãe nos dentes, porque se sai ao pai temos o caso muito mal parado...

4 comments:

Edelweiss said...

Divirtam-se e boas compras, fazem bem em começar a organizar já tudo, o tempo passa de facto a correr.
Sobre as fraldas, acho que mais vale investirem em fraldas boas, mesmo que sejam caras - uma vez armei-me em forreta e comprei de marca branca e não prestavam para nada: os adesivos não prendiam bem e e tinham tão pouca absorção que passava sempre para as roupinhas do bebé! Eu sei que o preço é escandaloso, mas tenta não pensar nisso e investe em qualidade - vale a pena! Bjs

Gabi said...

A tua barriga já está gigante!! Que linda!!

Carolina Mendonça said...

Carla: Eu também sou dessa opinião, até porque muitas vezes o barato saí caro, e se há coisa que não me dá jeito nenhum é de ter resmas e resmas de roupa para lavar (para além da espectável) até porque o feijão nasce no inverno e eu não tenho máquina de secar...

Por agora ando de olho nas Dodots... A ver...

Gabi: E tenho-te a dizer que a foto nem lhe faz jus... No fim de semana já vez isso ;)

Bruno BaKano said...

Não me lembro de ter disto tenista. Devo ter dito piloto (ou de carros ou de motas), mas se disse tenista devia ser pq na altura estava a ver um jogo qq de Ténis da televisão e confundi-me...
Mas sim, antes tenista que futebolista. Gosto muito de futebol, mas não estou a ver o(s) meu(s) filho(s) a participarem nesse desporto mais do que ver os jogos com o pai (e passar-se dos carretos nalguns)