Translate...

29 de maio de 2013

Inside Lazio, part III...

Dia 3
Reservamos este dia, a conselho do noivo, para visitarmos Gaeta. Gaeta é uma cidade na Lázio situado num promontório que se estende em direcção ao Golfo de Gaeta , a cerca de 120 km de Roma e a 80 km de Nápoles.

A caminho de Gaeta...
Foi sem dúvida em surpresa, uma verdadeira surpresa... O mar Mediterrâneo ali ao lado e as montanhas do outro. O homem ficou encantado com a estrada nacional junto ao mar e com a vista... devo dizer que eu também... apesar das muitas curvas e contra curvas, aquele céu e mar azul são simplesmente de tirar a respiração... lindo lindo lindo!!! Chegamos a Gaeta esganados de fome, e decidimos parar num restaurante junto à praia, Ristorante Bar Cycas. A escolha não podia ter sido mais acertada, mas como diz o meu homem, quer-me parecer que em Itália não tem muito que enganar... Com a praia ali ao lado, não resistimos a dar um passeio depois de almoço.

Linguine all'astice
Praia de Gaeta
Seguimos depois para o Santuario della Montagna Spaccata, que tem uma vista fantástica sobre Gaeta, e depois disso para o centro histórico... e ai sim, a verdadeira surpresa. Gaeta faz uma espécie de península, de um alado tem praia e do outro está a cidade antiga. Paramos junto ao Duomo dei Santi Erasmo e Marciano e demos um pequeno passeio pelo centro. O Duomo foi construído no séc. X-XI sob uma igreja pré-existente, dedicada a Santa Maria del Parco. Atrás da igreja, onde houve a entrada da primeira igreja, fica o Campanário, datado do séc. XII, e esse sim, me parece ser a verdadeira jóia da catedral. A uma meia  dúzia de metros fica a Igreja di San Giovanni a Mare, uma pequena igreja que também vale a pena dar um pulinho e visitar.

Vista da Montagna Spaccata
Vista para a cidade velha
Campanário do Duomo dei Santi Erasmo e Marciano
Igreja di San Giovanni a Mare
Vista da cidade antiga sobre Formia
Dali aproveitamos para dar um pulinho a Terracina, uma cidade localizada na costa do Golfo de Gaeta, e que se encontra espalhada por uma ramificação do Monte Sant'Angelo, onde hoje se encontra o Tempio di Giove Anxur. Apesar de não o termos visitado, a vista lá do cimo é fantástica, sem duvida uma boa maneira de dar por terminada a nossa visita a zona da Lázio. Seguimos para Roma onde jantamos e com unas horitas de sono lá fomos para o aeroporto...

A abaladíssa...
Dia 4
A partida!!!
Arrivederci Roma...
Aeroporto Fiumicino

Sem comentários: