Translate...

February 17, 2015

Child-friendly?

Em Portugal, ou pelo menos para os nossos lados existem poucos (para não dizer nenhuns...) sítios destes... Talvez em Lisboa e no Porto já comecem a existir, mas como em muitas coisas no nosso país, infelizmente o resto é paisagem...

Ora e o que é isto de child-friendly?
A child-friendly place has special featuresthat parents and children like: The hotel is very child-friendly and offers a babysitting service.
Suitable for children: The book provides child-friendly definitions of mathematical words.

Não é ter uma cadeira manhosa para prender nas mesas, nem um trocador ranhoso nas casas de banho... Não, isto não chega, e shopping's não contam como locais child-friendly! É preciso criar condições para que os pais possam sair descansados de casa, possam ter uma vida social com os seus filhos, ir a um restaurante ou a um café, sem estar constantemente a ter olhares de lado e a ouvir comentários depreciativos como, Deviam era estar em casa, que a criança não tem idade para sair! ou Podiam se despachar mais depressa que estão a ocupar um mesa grande com a cadeirinha do bebé... ou ainda Deviam ter vindo sozinhos e deixado os miúdos com os avós!!!

Enfim... Por cá o que não falta são locais child-friendly e montes de programas para fazer com os miúdos. As crianças aqui são sem dúvida pilares da sociedade! E que bom que assim é... Claro que não é tudo perfeito, longe disso... Ainda há muitas coisas que me fazem confusão, muitas mesmo...

Mas quando começo ver o copo mais vazio penso na qualidade de vida que o meu pequenino tem aqui, nos espaços verdes, mas piscinas nos jardins para o Verão (sim... piscinas para os miúdos no Verão em muitos parque públicos!!!), nos programas culturais para crianças, nos transportes públicos... e mais num sem fim de coisas que nunca me fizeram falta até ter um filho... É só pensar nisso (e imaginar o nosso sol, a nossa comidinha e claro, os abraços apertados de quem nos faz falta e está longe) e o copo fica cheio outra vez!

Ah... e para a ajudar a encher o copo... temos as tulipas, e Abril está quase aí outra vez!!!

Campos de tulipas em Lisse
Páscoa 2014

2 comments:

Love Adventure Happiness said...

Mas olha que se calhar é por não ser mãe mas não é comum ter visto trocadores nas casas-de-banho...
Mas sim percebo o que dizes ;)

Carolina Mendonça said...

Depende dos sítios, mas em muitos os tocadores estão nas casas de banho para deficientes. O que ao principio me faia confusão, mas depois acaba por fazer sentido porque assim tens espaço para o carrinho e "casa que trazes às costas". Depois existem sítios onde têm uma salinha mesmo específica (como no Bijenkorf). Mas não são todos...e tb não é perfeito!