Translate...

September 10, 2013

Week 35...

E mais uma semana mais uma voltinha... Esta semana faltei pela primeira vez a uma aula... Passei a segunda e parte da terça-feira com contracções de Braxton Hicks, pelo que optei por ficar sossegadinha entre o sofá e a cama. 

Na verdade, e à medida que uma gravidez avança, as chamadas contracções de Braxton Hicks podem ficar mais intensas e é possível que doam (e ás vezes de que maneira...), e se somarmos a isto ter a criatura a esticar os seus pézinhos de lontra pelas minhas costelas a cima, é ouro sobre azul...

Esta semana foi também a altura de começar a registar os movimentos fetais, uma das várias maneiras de percebermos se o bebé está bem, dentro do útero materno. A contagem dos movimentos fetais é um teste simples, realizado normalmente no 3.º trimestre de gravidez que permite à grávida perceber quando há alterações no padrão dos movimentos, sendo que isto pode ser um sinal de alerta e levar a uma intervenção e prevenção de potenciais problemas.

A contagem dos movimentos fetais deve começar a ser realizada:
  • Numa gravidez de baixo risco, às 35 semanas (e se repararem, o livrinho da grávida tem lá o local para o registo).
  • Numa gravidez de alto risco, às 28 semanas.

A barriga vai crescendo, e crescendo, e dou pelas pessoas dizerem: Oh menina, deve estar quase quase a nascer... ou então: Mas tu tens uma barriga muito grande... Pois que tenho uma barriga muito grande sim senhor, tudo da minha pequena lontra, que ainda não engordei uma grama, e não... ainda falta um mês (se for como o planeado...) mais coisa menos coisa, para o pequenote se juntar a nós!

Credits havaianas.com
No fim de semana, demos um pulinho ao Algarve, e fizemos a primeira praínha do ano... E que saudades que eu tinha da praia, das empadas de frango de Almancil, dos amigos, do sol,.. Enfim... Vim de lá de coração cheio, de energias renovadas (apesar da viagem de carro me ter custado um bocadinho pelo tempo que se passa sentada...).  

Como já disse várias vezes, os nosso amigos, mimam-nos demais, e para além duns lençóis lindos lindos para o berço, a nossa amiga J. trouxe directamente do Brasil umas havaianas lindas e fofinhas que só visto! Chiça pá, que o meu feijão, vai ser o moço mais giro do pedaço!

Credits babycenter.com

3 comments:

Edelweiss said...

Olá Carolina ainda bem que continua a correr tudo bem! A barriga está fenomenal! Aconselhei um grupo à Angela que não sei se já conheces: pertence ao site das Amsterdam Mamas, é um grupo no Facebook excelente para mães estrangeiras a viver em Amsterdão e arredores: https://www.facebook.com/groups/ams.mamas/?hc_location=stream

Bjs.

Edelweiss said...

acho que o link certo para pedires para seres adicionada ao grupo fechado é este:
http://www.facebook.com/groups/101650623212930/

se não conseguires diz-me, que eu adiciono-te.
Bjs

Carolina Mendonça said...

Obrigada pela dica Carla.
Beijinhos