Translate...

2 de setembro de 2013

Vista Alegre...

Neste fim de semana demos um passei pela nossa nossa Vista Alegre (digo nossa, porque fica aqui na nossa cidade vizinha, e de Aveiro lá é um instantinho mesmo...). Apesar de já termos ido ao Museu de uma outra vez, estava à espera de espreitar a capela, que ainda não tive oportunidade de ver e dizem que é lindíssima.


Fundada em 1824, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal, fundada por um proprietário agrícola - José Ferreira Pinto Basto. Em 1812, começou por adquirir a Quinta da Ermida, perto da vila de Ílhavo e à beira da Ria de Aveiro e em 1816 comprou, em hasta pública, a Capela da Vista Alegre e terrenos envolventes, tendo aí instalado a Fábrica da Vista Alegre.


Em 1824, José Ferreira Pinto Basto apresentou uma petição ao Rei D. João VI para “erigir para estabelecimento de todos os seus filhos, com igual interesse, uma grande fábrica de louça, porcelana, vidraria e processos chímicos na sua Quinta chamada da Vista-Alegre da Ermida”. Em Alvará Régio de 1 de Julho de 1824 D. João VI autorizou o estabelecimento da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre e apenas cinco anos depois, a Vista Alegre recebeu o título de Real Fábrica, um reconhecimento pela sua arte e sucesso industrial.

Quando puderem façam um visitinha...

Sem comentários: