Translate...

July 23, 2012

Katwijk and Noordwijk...

Depois de quase umas duas semanas de ausência de sol, eis que parece que o Verão (vulgo Sol e não calor...) chegou aos Países Baixos... Nada como um domingo solarengo para partir à descoberta deste país. Desta decidimos rumar às praias...

Primeira paragem Katwijk aan Zee (literalmente, Katwijk-on-Sea). É uma estância balnear situada no mar do Norte, na foz do Oude Rijn. O nome Katwijk tem provavelmente as suas origens no nome de uma tribo germânica chamada Chatten (Chatti). A palavra holandesa Wijk significa "área", por isso o nome provavelmente significava algo como "a área Chatti".


Durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos edifícios de Katwijk aan Zee foram demolidos pelos alemães para abrir caminho para a Muralha do Atlântico. Nas dunas a sul de Katwijk, podem ainda ser encontrados muitos bunkers da Segunda Guerra Mundial. A avenida marginal ao longo da costa - Boulevard - não é mimada por grandes hotéis ou blocos de apartamentos nem por comercio excessivo. Ainda que a maioria dos edifícios que revestem a avenida sejam apartamentos turísticos e pensões, a maioria tem apenas apenas três andares de altura (e ninguém tem mais do que 5), oferecendo um cenário típico da década de 1950.


Seguimos depois para Noordwijk aan Zee. Noordwijk, antes podia ser escrito como: Northgo, Norwige, Nortic, Northge e Northeke, é uma vila da província da Holanda do Sul. Noordwijk aan Zee foi fundada por volta de 1200 como uma vila de pescadores. Até o início do século XIX, a pesca permaneceu como o seu negócio principal, começando depois a ser substituída pela crescente indústria do turismo. Hoje em dia por causa de suas longas praias de areia, é uma das estâncias turísticas mais populares da Holanda com mais de 1.000.000 dormidas por ano. Noordwijk aan Zee é classificado como o 12º local mais rico na Holanda.


As 19:00 ainda estavam 20ºC... Não havia vento...
Portanto... Uma tarde mais que perfeita ;)

No comments: