Translate...

February 4, 2013

Heemskerk...

O sol teima em não aparecer...
Com uns simpáticos 4ºC, decidimos ir passear...

Depois de consultarmos o nosso fiel guia da Holanda lá nos decidimos... rumo traçado a Heemskerk. Ora que Heemskerk é um município da província da Holanda do Norte. Não é certo de onde surge o nome de Heemskerk, mas este surge registado pela primeira vez num documento datado de 860, embora fosse já habitada em tempos pré-históricos. Achei uma cidade encantadora, cheia de jardins e canais (como já é normal por aqui...) e para quem gosta de história (tipo nós...),  podemos encontrar alguns castelos medievais, igrejas antigas e outros monumentos.


Primeira paragem foi no Forte de Veldhuis, uma das fortalezas que fazem parte da Linha de Defesa de Amesterdão, considerado monumento classificado pela UNESCO desde 1996.  Construído em 1893 poderia albergar cerca de 310 soldados. Hoje em dia funciona como museu, é administrado pelo Grupo de Recuperação de Aeronaves Fundação 1940-1945. Está aberto aos domingos de Maio a Setembro, das 10:00 às 17:00.

Seguimos para o Slot Assumburg, um dos castelos de Heemskerk. A sua origem data do século XIII, mas em 1546 foi reconstruída. Este castelo teve vários séculos de habitação nobre, mas já a chegar ao século XIX entrou em decadência. Desde 1911 que é de propriedade do governo e em 1933 foi transformado em pousada da juventude.




Seguimos depois para o Kasteel Marquette. datado de 1250, fazia parte de uma longa cadeia de castelos defensivos durante as guerras da Frísia. Depois de várias passagens de mãos, entre heranças e conquistas, o castelo foi vendido em 1610 ao senhor Marquette-en-Ostrevant, sendo a partir desse momento denominado de Marquette. Depois de uma restauração completa, em 1980, o castelo passou a chamar-se de Château Marquette. Um edifício histórico e multi-funcional com todos os confortos modernos, incluindo um restaurante e centro de conferências. A quinta correspondente foi convertida num hotel. 


Estava muito frio sim senhor...
Mas foi uma tarde muito bem passada!

No comments: