Translate...

14 de março de 2012

À Gomes de Sá...

Alguns pratos tradicionais da culinária recebem o nome de seus criadores. Este é o caso do bacalhau à Gomes de Sá, tradicional receita portuguesa deste peixe, de autoria de José Luís Gomes de Sá, falecido em 1926, e na época cozinheiro do Restaurante Lisbonense, no Porto, lugar em que criou a receita. Sua receita tradicional propõe que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas marinadas no leite por mais de uma hora. Assado no forno, com azeite, alho, cebola, acompanhando azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos. Este é um prato típico da região Norte de Portugal. É de preparação simples e relativamente rápida. O bacalhau à Gomes de Sá foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.
BACALHAU À GOMEZ DE SÁ

3 postas de bacalhau demolhado
6 batatas grandes
2 cebolas cortadas em meias-luas
3 de alho cortados em rodelas
3 ovos
Azeitonas pretas q.b.
Salsa picada q.b.
Azeite
Sal e Pimenta q.b.

  1. Numa panela com água, coloque o bacalhau a cozer durante cerca de 10 minutos. Depois de cozido desfie o bacalhau em lacas grandes e reserve.
  2. Entretanto coze-se na mesma água as batatas e os ovos. Optei por cozer as batas com casca para eles não se desmancharem. Depois das batatas cozidas e de arrefecerem, retire-lhes a pele e corte-as em cubos grandes
  3. Num tacho largo, coloque o azeite, as cebolas e os alhos e deixe refogar tudo lentamente, sem queimar. Junte o bacalhau ao refogado, mexa tudo e deixe refogar mais uns minutos. Junte as batatas, a salsa picada e os ovos picados em cubos, e envolva com cuidado para não partir.
  4. Coloque numa travessa e espalhe por cima as azeitonas.

Nota: ao que parece, a receita original vai ao forno... da próxima vou experimentar!


Bon appetit!!!

Sem comentários: