Translate...

January 12, 2012

Perfect Brunch...

Ando um bocadito viciada no canal 24kitchen... é extraordinário num pais que, segundo eu e isto é mera opinião, tem uma cozinha bastante fraca, tenha um canal de cozinha 24 horas por dias... enfim... Para além dos programas holandeses, apresenta os típicos programas de cozinha do Jamie Oliver e do Anthony Bourdain... Para além destes dão dois ou três programas australianos, sendo que um eu gosto particularmente - Fast, Fresh, Simple, da Donna Hays.

Há uns tempos vi-a fazer uma receita, não me lembro do nome nem da totalidade da receita, mas houve uma coisa que se me fixou na cabeça, que era nada mais nada menos do que uma fatia de pão salteada em azeite onde se fazia um pequeno buraco e se colocava um ovo... Simples e Perfeito! Resolvi experimentar a coisa, e apresentá-la ao marido... ao que ele respondeu: Olha que rico Brunch, perfeito!!!

Ora aqui fica a minha versão:


PÃO COM OVO SALTEADO COM BACON, 
acompanhado de Salada de Cuscuz com Tomate e Pimento

Para o pão
1 fatia de pão caseiro
1 ovo
150g de bacon aos cubos
salsa, q.b.
sal e pimenta q.b.

Para o cuscuz
1/2 chávena de chá de cuscuz
1 tomate médio
1/2 pimento
azeite q.b.
salsa q.b.
sal e pimenta q.b.

  1. Numa frigideira levar a saltear o bacon (podem optar por por azeite mas eu acho que a gordura do bacon é suficiente para dar sabor ao pão...) e colocar a fatia do pão no meio;
  2. Ir virando o pão até adquirir uma cor torrada. Quando estiver quase no ponto desejado, abrir um pequeno buraco no meio e abrir um ovo. Temperar com sal e pimenta a gosto (eu goste de salpicar com um bocadito de salsa, mas é apenas uma sugestão);
  3. Por o fogão no mínimo, tapar a frigideira e deixar o ovo cozer a gosto;
  4. Entretanto fazer o cuscuz... Eu faço como a senhora minha sogra me ensinou... Coloco um fiozinho de azeite no frigideira e salteia-se ligeiramente o cuscuz. Adicionar água quente (normalmente é a mesma medida de água que de cuscuz, mas é melhor ir pondo a pouco e ver... senão fica tipo papa...) e temperar a gosto (deve-se ir mexendo com um garfo para que o cuscuz não fique em grumos...);
  5. Numa tigela cortar o tomate e o pimento em cubos pequeninos, juntar a salsa e o cuscuz. Rectificar os temperos e juntar um fio de azeite;
  6. Servir num prato o pão com o ovo, a salada de cuscuz e cobrir com o bacon tostadinho...

Bon appetit!!!

No comments: