Translate...

September 18, 2008

Interpretar a Ruína...

Este Seminário tem como objectivo principal debater sobre o modo de articulação entre a arquitectura e a arqueologia, enquanto áreas disciplinares autónomas, bem como reflectir sobre o contributo das referidas disciplinas.

Fragmento de uma arquitectura do passado, a ruína denuncia, simultaneamente, uma presença e uma ausência. A sua exigência de inteligibilidade é, antes de mais, um convite à reconstrução. Arquitectos e arqueólogos percepcionam as ruínas de diferentes modos; tal como os pintores, os historiadores, ou os poetas.

Procura-se reunir um conjunto de arquitectos e arqueólogos, com experiência de investigação em conjuntos arqueológicos, no que diz respeito à interpretação de estruturas, com o objectivo de trocar experiências e debater conceitos e métodos.

As sessões de apresentação dos casos de estudo seleccionados, serão intercaladas por períodos de debate e por um conjunto de comunicações que tratam a temática da relação entre as áreas disciplinares referidas, nomeadamente a forma como o desenho, enquanto método de análise, contribui para o avanço do conhecimento, no que diz respeito à interpretação dos vestígios arqueológicos.


Mais informações em http://interpretar-a-ruina.arq.up.pt

No comments: