Translate...

September 18, 2008

Aveiro no site “Réseau Art Nouveau Network”...

Já se encontram disponíveis no website da “Réseau Art Nouveau Network” - http://www.artnouveau-net.eu/ - informações sobre o Património Arte Nova Aveirense, o que reveste de grande importância para a cidade pois o site é visitado, mensalmente, por cerca de 80 000 pessoas.
Além deste facto, o website dá acesso a várias ferramentas para a aprendizagem do movimento Arte Nova (de material lúdico didáctico para o público juvenil, a actas de conferências e listagens de trabalhos de doutoramento sobre Arte Nova para o público especialista). Os conteúdos do website serão, progressivamente, traduzidos para português.
Importa ainda referir que o município de Aveiro encontra-se a preparar uma candidatura ao programa europeu Culture 2007-2013 com os restantes membros da Rede. O projecto denominado “Art Nouveau & Nature” visa estudar a relação entre a Arte Nova e a Natureza, materializando-se no desenvolvimento de uma exposição itinerante entre todas as cidades parceiras, publicações e conferências especializadas, bem como novos materiais lúdicos e didácticos destinados ao público escolar.
Recordamos que na sequência da aposta do município na promoção do seu património Arte Nova, através da Estratégia Integrada de Salvaguarda e Promoção da Arte Nova em Aveiro, compreendendo o projecto museológico do Museu Arte Nova, a Bolsa de Salvaguarda Arte Nova e o estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais, Aveiro aderiu à Réseau Art Nouveau Network.
Esta rede de cidade é constituída por 19 cidades – Älesund, Bad Nauheim, Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Glasgow, Helsínquia, La Chaux-de-Fonds, Habana, Ljubljana, Lodz, Nancy, Província de Varese, Região da Lombardia, Réus, Riga, Tbilisi, Terrassa, Viena. Entre as suas principais actividades conta-se a realização de colóquios e exposições, a edição de material didáctico sobre o movimento Arte Nova, a formação dos técnicos que trabalham directamente com a temática Arte Nova em autarquias e museus, a investigação sobre o movimento. Salienta-se ainda que, com a adesão, Aveiro pretende captar fundos europeus para a cidade, a investir na salvaguarda e promoção cultural da corrente Arte Nova local, já que esta rede de cidades elabora candidaturas concertadas a programas de financiamento europeus.

No comments: