Translate...

May 20, 2007

Terceira...

A Ilha Terceira está situada a 27º 10' W e 37º 43' N e conjuntamente com as ilhas de Graciosa, São Jorge, Pico e Faial formam o grupo Central do Arquipélago dos Açores. O seu povoamento iniciou-se em 1450. O seu nome vem do facto de ter sido a terceira ilha do arquipélago a ser descoberta, embora no início, fosse chamada de Ilha de Jesus Cristo.




Dia 4 (Quarta):

Chegámos à Base das Lajes num dia de Sol. A aterragem foi perfeita e do céu vislumbrámos uma enorme manta de "farrapos" em tons de verde... Seguimos dali para a Praia da Vitória para assegurar a dormida. Ficámos alojados no acolhedor Hotel Residencial Terezinha, www.hotelteresinha.net, situado a 500 metros da praia e da marina. Percorremos a pacata vila acabando por almoçar num fantástico restaurante italiano - La Barca - o melhor onde eu já comi entre ilhas e continente...


Depois fomos vestirmo-nos a rigor, a tarde era de festa com o casamento da Joana e do Pedro, umas das razões da nossa visitinha às ilhas açorianas. Até lá aproveitamos para ir vislumbrando a paisagem da ilha até ao local do casamento, Porto Martins. Foi lindo, ela estava lindo, ela a rigor, com limusine, rosas, bolo, festa... enfim... lindo! Já estou cheia de saudades da minha mana dos Açores.



Dia 5 (Quinta):
Acordamos cedinho e rumamos a umas das mais lindas cidades património mundial da UNESCO, Angra. A associação de Angra aos descobrimentos marítimos dos sécs. XV e XVI através do seu porto, que foi escala obrigatória das frotas de África e das Índias, e de ser um exemplo da criação de uma cidade ligada à função marítima, levou a UNESCO a inscrever, a 7 de Dezembro 1983, Angra do Heroísmo na lista do Património Mundial.

Angra foi a primeira cidade fundada no arquipélago, revelando-se desde cedo como o grande porto dos Açores. A importância estratégica da cidade para as rotas atlânticas ficou simbolicamente comprovada pela paragem da frota de Vasco da Gama em 1499 na primeira viagem de regresso da Índia e pela posterior fundação da Provedoria das Armadas, sediada em Angra e que tinha como função proteger as frotas da Carreira da Índia. O facto da malha da cidade ainda hoje mostrar claramente a sua história urbana deve-se ao decrescer da importância de Angra no contexto do espaço do arquipélago e consequentemente a uma certa estagnação económica, iniciada essencialmente a partir do século XIX. Com um porto pequeno para o novo comércio, a velha baía perdeu o título de grande porto dos Açores para as docas de Ponta Delgada e da Horta, apetrechadas com modernos portos artificiais. Mais recentemente a construção do porto comercial na Praia da Vitória libertou definitivamente a baía de Angra para fins turísticos e de lazer.

Depois de uma breve pausa para o almoço, seguimos para o interior, sem nunca deixar de ver o mar... Visitamos o Algar do Carvão, com cerca de 100 metros de profundidade, é formado por grutas, onde existem, maravilhosas estalactites e estalagmites, que eu com as minhas manias de claustrofobia não quis ver... enfim... manias... Ficou a paisagem! Seguimos para as Furnas do Enxofre, uma zona de fortes manifestações vulcânicas, estando classificadas como monumento natural regional desde 2004.

De novo em direcção ao mar, chegámos à vila de Biscoitos, uma zona de vinhos, divididas em "curraletos". Visitámos o "grande" mas interessante Museu do Vinho, fundado pela Casa Agrícola Brum, que reúne um conjunto de instrumentos, fotografias e outros documentos, relativos à produção do vinho.

A visita à bela Terceira estava a chegar ao fim... já noite chegámos novamente a S. Miguel...

1 comment:

Veludo said...

Carolina,
Entrei no seu blog quando procurava informações sobre os Impérios da ilha Terceira. Viajo para os Açores em maio e um dos objetivos é fotografar estes Impérios. Anotei algumas informações do seu blog como o La Barca e as grutas ... felizmente não sofro de claustrofobia ... Se tiver mais dicas ou sugestões me envie. Obrigado,

Sérgio Veludo
sergio@veludo.fot.br
sergio.veludo@gmail.com

P.S. - Se quizer ter uma ideia do meu trabalho como fotógrafo amador veja o endereço:

http://www.veludo.fot.br/