Translate...

December 19, 2006

Chove. É dia de Natal.

Ile de la Cité,
Paris 2005
...
Chove. É dia de Natal.
Lá para o Norte é melhor:
Há a neve que faz mal,
E o frio que ainda é pior.
...
E toda a gente é contente
Porque é dia de o ficar.
Chove no Natal presente.
Antes isso que nevar.
...
Pois apesar de ser esse
O Natal da convenção,
Quando o corpo me arrefece
Tenho o frio e Natal não.
...
Deixo sentir a quem a quadra
E o Natal a quem o fez,
Pois se escrevo ainda outra quadra
Fico gelado dos pés.
de Fernando Pessoa

6 comments:

Anonymous said...

Como sabes, minha kerida, detesto o Natal...no entanto, nesta fase da minha vida, parece q a chuva insiste em perseguir-me...
Por isso, este pekeno poema faz todo o sentido para mim...
Tentarei aproveitar a quadra para escrever à lareira...
Kiss

Anonymous said...

arghhh!

Anonymous said...

É porque chove... o que tu queres sei eu!!! Vai ser mais um dia como os outros... a dormir e a fazer zapping. jokas

Anonymous said...

bem, muito atrasado venho mas ainda assim deixo o meu registo e poderá ser que, digno da mercê da tua humanidade, seja lido :) Como eu sou do contra venho contrariar os comentários anteriores e pior, fazer algo que nunca pensei fazer, contrariar o Pessoa :| Eu adoro Fernando Pessoa mesmo e no entanto conseguiste descobrir um poema dele do qual eu discordo completamente lol! Eu adoro o Natal, não pelo seu significado religioso porque para mim isso nenhum significado tem, mas pela quadra festiva em sim! Sim gosto da azáfama natalícia, das decorações, do espirito, das prendas (sim sou um porco capitalista consumista, o que quiserem), das comidas, dos doces, do tremendo frio que faz por todo o país especialmente no norte onde o passo, da chuva e infelizmente nunca tive um Natal com neve.
bem, se eu disser Feliz Natal conta já para 2007? lolol :P

beijinho

Carolina Mendonça said...

Oh meu maluko, e sim é para ti ISAAC o grande ressonador... Vê-se mesmo que és um moço da grande cidade e que não vive sem a confusão...

Jokas para todos

Anonymous said...

oh Pi, a grande copofónica, não necessáriamente, eu sei é disfrutar de onde quer que esteja! Gosto da confusão da grande cidade, gosto de contemplar a vista da serra, passear pela praia, espairecer no meio de nenhures... Tudo depende da vontade e de como se encara o nosso meio ambiente ;)