Translate...

December 19, 2006

Cabreia...

Resultado das fabulosas conjugações água/verde e serra/frio, Sever do Vouga oferece-nos certas surpresas paisagísticas merecedoras de contemplação pela beleza indescritível dos seus recantos variáveis com as estações do ano.
Indubitavelmente bela e relaxante, a Cascata da Cabreia consegue oferecer ao seu visitante de tudo um pouco: a frescura provocada pela queda de água na bacia fluvial, a vegetação densa e ordenada pela intervenção a que recentemente foi sujeita através de um projecto de recuperação, os recantos convidativos a sentimentos mais românticos, as mesas e bancos de apoio vindos ao encontro de quem quer associar ao descanso o gosto gastronómico. Para além da Cascata da Cabreia, a freguesia de Silva Escura conta ainda com a Cascata da Frágua da Pena que brevemente será objecto de candidatura para limpeza e melhoria de acessos.Tudo isto é resultado dos esforços conjuntos da Junta da Freguesia, da ADRIMAG (Programa Leader) e da Câmara Municipal que, com verbas próprias e comunitárias, conseguiram esculpir até ao presente uma das maiores obras de promoção turística do Concelho. Para quem se sentir atraído pela descoberta deste recanto, basta tomar a E.N.328, que leva a Vale de Cambra, seguindo à esquerda para Silva Escura na saída Norte da sede do concelho e tomar a direcção do rio Mau, onde a cerca de 1500 metros do centro da freguesia, a poente daquele rio e no sentido da foz, se situa a Cascata da Cabreia com uma altura de quase 25 metros.
Para além da limpeza na própria cascata e linha de água, realizaram-se igualmente limpezas da zona envolvente, recuperaram-se os moinhos, melhoraram-se os acessos, construíram-se pontes, mesas de apoio e instalações sanitárias. Estes são motivos mais que suficientes para se visitar a Cabreia, onde poderá usufruir de um contacto puro e directo com a natureza e que lhe proporcionará com toda a certeza, as mais inesquecíveis sensações.

No comments: