Translate...

April 20, 2007

IX FARTUNA…

Ainda não tinha tido tempo de expressar neste meu cantinho, algumas das considerações sobre o XI FARTUNA – Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro.


Este ano, como não podia deixar de ser excepção, o primeiro dia do festival, foi noite de serenatas às mais lindas donzelas de Faro (entre elas, claro, as Guias…) no belo cenário do Largo do Carmo. Ainda que nem todas as Tunas tenham dado a sua contribuição (o que foi realmente uma pena…), foi sem dúvida um bonito espectáculo e um belo prenuncio do que iria ser um fim-de-semana de festa…
A noite foi longa, longa, longa… mas longo iria ser o dia…
Depois de um acordar que se poderá dizer complicado (ninguém acordas às 10h da manhã num festival sem ser as guias… ninguém abre a porta em Boxers sem ser os pandeiretas… ninguém consegue acordar a Estudantina de pois de uma noite muito longa sem ser a Corneta e a Caracoleta… e seria uma longa lista de sess se eu continuasse…) veio o almocinho seguido de um cafezinho no cantinho com mais Sol da Penha.
Durante a tarde realizou-se o tradicional Passe Calles na baixa da cidade, que ainda com algum atraso, foi cheio de alegria e boa disposição. Desde já um muito obrigado aos infiltrados lisboetas que conseguiram passar na fronteira para o Algarvaquistão, Afilhada e Vodka!
Mais uma ficha e mais uma voltinha, e vá de encher o estômago pois a noite avizinha-se “difícil”…
O auge do festival propriamente dito foi Teatro das Figuras (onde as paredes falavam… cenas estranhas e muito à frente!!!) e que contou com a presença das seguintes tunas:


A concurso:
TAFUL – Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa
TUMa – Tuna Universitária da Madeira
Ma"ESTIG"ama Tuna – Tuna Académica Masculina da E. S. T. G. de Beja
A convite:
Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve
Estudantina Universitária de Coimbra
A organização:
Versus Tuna – Tuna Académica da Universidade do Algarve


O final de um festival é sempre uma festa… Hoje há festa no Millénium, no Millénium, no Millénium… Para contar ficam os momentos de diversão, convívio e claro… de saudade… e ainda aqueles que dificilmente nos lembramos (culpa da TAGUS!!!). Os meus sinceros votos de parabéns à Versus Tuna, que mais uma vez mostrou e demonstrou que o espírito académico está vivo e presente na nossa linda e bela Cidade de Cetim… Faro…


Para a posteridade ficam os resultados…
Melhor Estandarte – TUMa
Melhor Pandeireta – TUMa
Melhor Solista- TAFUL
Melhor Instrumental – TAFUL
2º Melhor Tuna – TUMa
Melhor Tuna – TAFUL
Tuna mais Tuna (organização): TUMa
Melhor Serenata (guias): TAFUL
Melhor Pasacalles (organização): TUMa
Tuna + bebedoura: TUMa


E ainda…
Melhores Pernas – Feminis Ferventis
Melhores Pandeiretas com e sem Sapatos: Feminis Ferventis
Melhor Fio de Pesca: Feminis Ferventis
Melhor Ama de Bebedeiras: Sagrada ou melhor, Santinha…
Melhor Bebedeira: a minha, que só deu ressaca dois dias depois… mas foi GRANDE!!!
Melhor Cozinheira Pós-Festival: Marisa


Para o ano à mais…

8 comments:

Anonymous said...

Ah! Cabe-me a mim abrir as hostilidades e realizar o primeiro comentário ao fim de semana do digníssimo IX Fartuna. Da minha parte só terei a comentar o dia do Festival propriamente dito - o Sábado - que marca a a minha chegada a Faro pelo inicio da tarde (havia que recuperar a(s) noite(s) anterior não podia chegar mais cedo lol). Começou logo o dia em grande ao chegar ao cafezinho das docas (por alguma razão aquela zona me recorda o IV Moura Encantada...) e beber uma imperialzinha Superbock gelada antes de ser brindado com a chegada das muy nobres guias, da não tão nobre Estudantina Académica de Coimbra, nas pessoas da minha adorada tia Corneta e querida sobrinha Caracoleta (esta é nova mais achei piada lol)! A partir daí foi a o principio de um dia/noite/madrugada em grande! Só boa disposição, muita cerveja a correr - menção honrosa para o Afilhado que pagou uma rodada ao pessoal - musica e diversão! Começando toda a gente a dirigir-se à cantina, chegava a hora de jantar. Ora, os infiltrados de Lisboa, sendo pessoas de refinado gosto e de muito bom comer, dirigiram-se ao Chefe Branco, restaurante das proximidades para umas excelentes costeletas de por co preto hmmmmm :) e siga para o Fartuna! Animação garantida, apoio incondicional à enormissima e muy talentosa TAFUL que não deixou créditos por mãos alheias e correspondeu da melhor forma ao arrecadar os principais prémios e demonstrando ser a melhor tuna a pisar o palco farense! Há que salientar também a sempre fantástica actuação da Feminis Ferventis e em particular as suas duas violadoras que são já uma referencia (bem como os colotes, ai os colotes...) lol
A noite do Millenium nada deixou a dever ao ambiente fantástico vivido durante todo o dia e correspondeu da melhor maneira! Uma grande noite para terminar um grande dia!

Tia - é sempre óptimo rever-te e uma festa cada reencontro! Mantiveste a tua promessa e cumpriste o acordo com a tua afilhada, isso é que foi apanhar uma de caixão à cova ;) ainda teve o sobrinho e a neta que pegar em ti e levar-te a casa ihihihih que era de ti sem nós? eheh Lamento só não estar em Lisboa aquando da tua visita :/ espero ansiosamente para uma nova oportunidade de me juntar a ti numa noitada, copos e grande conversa!

Mana - palavras para quê? já te disse tudo! Foram quatro extraodinários dias na tua companhia e hospitalidade! Espero não ter sido um grande aborrecimento para ti eheheh Para quando uma proxima vez? lol eu sei eu sei, eu não abuso, estava só a brincar :P
P.S. - Quero a desforra!

Magister - Conforme à nossa conversa no MSN, sou obrigado a concordar com os comentários soprados em sussurros e a acrescentar a boa disposição com que te encontrei! Irradiavas luz e gostei de te rever, especialmente assim!

Moura - companheira de longas, optimas e amenas cavaqueiras no Millenium, alma generosa que insitiu em pagar-me imperiais a noite inteira (lol) e esperam-se então as futuras aventuras no PandaMix :)eheheh

Gajos da TAFUL - Moelas, Pica-Pau e cerveja às duas da manhã! Estiveram em grande e obrigado pelo convite :) há que repetir! PARABENS pelos prémios.

Sobrinha - que grande noite! foi óptimo rever-te e voltar-mos às nossas intermináveis conversas :) Espero que tenhas voltado a fazer as pazes com a gravidade depois de te teres visto um bocado às voltas no Millenium e sem sapatos eheheh Bem, nada mais a acrescentar que ainda não te tenha dito já, por isso limito-me só a dizer que tudo reitero :P
P.S. - farois acesos durante o dia? ai ai só tu :P

Carolina Mendonça said...

Só tu...
Obrigada por tudo, por seres tu, por seres amigo, sobrinho... no fim de tudo por seres assim...

Anonymous said...

Fartuna....é o IX Fartuna...Um grande festival...em terras de Portugal...da Ualg, da Ualg...

Bem, foi realmente um grande festival com muitas surpresas à mistura! Um fim de semana em grande, apesar de alguns inconvenientes lá pós lados de Coimbra, n é parceira guia???lol
A sexta foi demasiado regada a Tagus, claro, e com alguns tropeções. Não podia deixar o estágio de quinta a meio!lol...
O sábado foi brindado com óptima companhia vinda da capital! Até ganhei uma Madrinha, n é Bela?
O fim da noite é k se mostrou complicado, ao tentar arrancar a menina carolina até casa! O sr do táxi é k n gostou mt do teu estado!hihi

Parabéns Versus Tuna por mais um excelente festival!

Bela: Madrinha mai linda! Temos de nos rever em breve! Na benção temos k nos desforrar, abandonaste-me demasiado cedo! Cá espero para mais umas longas noitadas!

Carolina: Ai gaja, tu pesas!lol! Para quando outra? Agora é a minha vez de ser carregada!!

Isaac: Grande noite, grandes e longas conversas!Já tenh saudades!hihi!No tradições há mais, e agora carrega-nos a carolina!hihi
P.S.- Os faróis ficaram acesos por engano...lol!;P


Beijinhos a todos/as

The Coach Lab said...

Olá a todos!

Ainda nunca tinha estado por estes lados e quando resolvo aparecer vejo que tenho algures uma foto..de copo na mão!! Não sei onde é que esta moça aprendeu a fazer montagens! :P

Foi realmente um excelente fim-de-semana aquele que nos proporcionou o IX Fartuna e a Versus Tuna que tão carinhosamente nos "instalou"! Foi, também , o rever de amigos vindos de outras zonas de portugal(algarve) e inclusive do estrangeiro (Lisboa, Porto, Alentejo...heheheh)! Foi mais um fim-de-semana em grande rodeada dos melhores amigos que já está escrito no livro das memórias! Quanto aos prémios do festival (aqueles atribuídos à tuna feminina) parecem-me muito justos e adequados! Só mesmo nós! hehehehe

Isaac: Obrigada... Sentia-me muito bem e para isso também contribuiu o facto de estar rodeada dos melhores amigos sem preocupações laborais ou más-disposições! ;)

Carolina: Quando é que me deixas levar-te a casa??? hehehehehe Isto agora pode ser à vez! Será na noite de 03 de Maio? ;) beijoka grande e boa estadia pelos Açores! ;)

Cárina: Tu afasta-te de mim! Sua "repositora" de imperiais! Que grande noite a de sexta...

beijoka a todos/as!

Anonymous said...

Olá!

Como não podia deixar de ser eu tenho várias reclamações a fazer... Lol!

Melhor cozinheira pós-festival: Só pode ser a empregada da Carolina "Bobone" porque eu comi um rolo de carne divinal para aconchegar o estômago antes de regressar à capital... Bem melhor que essas massas cheias de molhos em dia de ressaca!!

Também acho que essa coisa das serenatas dedicadas às guias tem que acabar. Não me lembro quando foi a última vez que tive um Fartuna assim tão descontraido.. Não ser guia tem as suas vantagens mas também tem as suas desvantagens... Se não fossem os meus meninos eu nunca seria a Gaaaaaabi do VII Fartuna!

A noite de sexta para mim foi a melhor... Não sei como mas os copos acabavam sempre por vir ter comigo e não há nada como rever os amigos de todos os pontos do país com o espírito em alta!!

O sábado para mim ficou marcado pelas demonstrações de carinho... Faculdade de Direito no seu melhor: Bela, o prémio das melhores pernas é teu! Isaac, tu levas o prémio do não-tuno mais resistente (sobreviveste à bebedeira da Carolina)!
A CAloira mais linda é minha (adorei os mimos deste fim-de-semana) e o CAbranca... Bom, não é meu mas já conseguiu levar do Algarve o prémio de TUNA MAIS CHARMOSA! E aqui a CAmorena é uma lamechas e a melhor guia de júris.
Monchiqueira e Luisinha: Tenho imensas saudades vossas e das maluqueiras que faziamos juntas... Foi bom estar com vocês. TAFUL ou 'tá cheio!? ;)

E antes que a nostalgia dê cabo de mim, despeço-me com o desejo de no X Fartuna nos encontrarmos todos outra vez.

Muitas beijocas!!

Anonymous said...

E voltei porque não me podia esquecer da anfitriã aqui do blog.

Carolina: A maior bebedeira foi mesmo a tua... Devias ter vergonhas... São essas as coisas que eu te ensino ;)

Não penses que estás a queimar os últimos cartuchos porque vão sempre haver "túnicas" por esse país fora!

Beijocas!

J.Pierre Silva said...

Sobre tunas, fica o convite para muitas visitas: http://notasemelodias.blogspot.com/

Anonymous said...


popüler pornolar